29.04.2011

Caraos todaos,


Findi longo! Muita coisa para dizer-lhes!


A colega MEMA (Maria Emília Moraes Araújo) nos trouxe esta crônica , na qual o autor se bate contra o politicamente correto (“caros e caras”, que resolvemos com o “caroas”, não é mesmo?), se alguém conhecer o inconformado bem que poderia indicar-lhe nossa solução!

Diz Serafim da Silva Neto, na sua obra Língua, que: “as línguas são o que delas fazem as sociedades que as empregam”.

Não vou dizer que o “caroas” é coisa de baiana por seu eu amazonense e o autor dos versos abaixo ter posto as coisas no lugar após o tema “corda única do berimbau”!

Pesquisando meus alfarrábios, encontrei o seguinte:


De: Hellyton Carvalho hellytoncarvalho@yahoo.com.br
Para: Osório Silva Barbosa Sobrinho
Data: 07/24/09 2:39 pm
Assunto: Re: POESIA: deleite-se ou delete-me

Prezado Dr. Osório,
Peço licença para lhe cumprimentar pelo melhor "POESIA: deleite‑se ou delete‑me" com o qual o senhor já nos brindou. E olha que eu venho acompanhando os seus e‑mails há cerca de três anos...
Depois de uma semanha tão extenuante, não teria ocupação melhor para relaxar do que a leitura dos textos encaminhados pelo senhor. Espero poder continuar deleitando‑me com eles por muitos finais de semana ainda.
Abs,
Hellyton Carvalho”

Acreditem, o Hellyton era estagiário na Procuradoria da República no Pará e hoje, graças à poesia <:, é Delegado de Polícia em Jaraguá-GO!

Hellyton parece ter acreditado no Min. Carlos Ayres Britto, quando disse que “Os juízes precisam ler mais poesia, romances e jornais para entender mais a realidade da sociedade”, justamente em Belém, no dia 23.01.11. Garoto esperto e experto!

Risos à parte, parabéns mais uma vez ao Hellyton, especialmente por seu esforço nos estudos, o único caminho, e, especialmente, por também semear poesia pelo mundo!

Soube que o “cana dura” de Jaraguá vai prender todoas aqueleas que não trilharem o bom caminho dos poemas! Mande ver seu “delega”!

A Sídia (PRR5) nos presenteou com magnífico trabalho da natureza, como de resto são todos, mas, as vezes, não temos “tempo”, nem sensibilidade para olhar! Vejam as fotos aqui. Flor pássaro ou pássaro flor?

Minha amiga Ruberly diz que quer conhecer poetas novos! Não sei se os abaixo se encontram à altura de seu bom gosto, mas os cinco menestréis estão com lançamentos novos na praça:
1 – Trans – Age de Carvalho;
2 – Fragmentos – Sérgio Medeiros;
3 – A matadora de orquídeas – Analu Andrigueti;
4 – Dezembro – Ana Tereza Salek;
5 – Os tigres gravaram as garras no horizonte – Augusto de Guimarães Cavalcanti.

Ainda entre os meus mofos e naftalinas, encontrei:

A Maria (Furtado) Cilia (PRRN), nos indicou, em 09.03.2007: http://www.recantodasletras.com.br/. Vamos visitar?

Já o Edgar da Silva Aristimunho (PRR4), também em 09.03.2007, nos indicou o seu blog: http://oincubo.blogspot.com/. Que tal conferirmos?

O Augusto Carlos Stefanes (PRPR) foi de uma sensibilidade cortante com o seu hai-kai:

“Ovo, algema;

clara, prisão.”

Parece até que foi esquadrinhado para o Hallyton! Algema, prisão... tô fora!

O José Rubens (joserubens008@terra.com.br), nos faz lembrar a nossa condição e saber quem manda! Vejam:

“Domínio Feminino

Muito bem, pessoal, gritou São Pedro, vamos organizar isto em duas filas. Vocês, homens que sempre dominaram as mulheres, façam fila do lado esquerdo, e os homens que sempre foram dominados por suas mulheres façam fila à direita.
Depois de muita confusão, os homens estão em fila.
A fila dos homens dominados por suas mulheres tem mais de 100 quilômetros.
E a fila dos homens que dominavam suas mulheres tem apenas um fulano.
São Pedro exclama:
‑ Vocês deveriam ter vergonha! Deus criou vocês à Sua imagem e semelhança e vocês, homens, deixaram‑se dominar por suas mulheres. Apenas um de vocês honrou o nome e deixou Deus orgulhoso de Sua criação. Então, aprendam com ele!
Virando‑se para o homem solitário, São Pedro diz:
‑ Conte a esses homens como você fez para ser o único nesta fila!
E o homem, timidamente, respondeu:
‑ Eu não sei. Foi minha mulher que me mandou ficar aqui...”


Ouvi, certa vez, numa palestra em Manaus, proferida pelo então Min. Nery da Silveira, do STF, já próximo aos setenta anos, o seguinte: “lá em casa quem manda sou eu, mas quem manda em mim é minha mulher”. Sábias palavras!

(Analucia Hartmann, não o motivo pelo qual lembrei de você!).

Amigoas, mas nem só de poesia, infelizmente, vive o homem!. Então, vejam:

“Neyla Rodrigues de Souza e Silva (da PRSP):
04/27/11 10:34 am
Caro Osorio

Meu nome é Neyla e até janeiro fui funcionária da PRM de São Bernardo do Campo, quando aposentei e, já faz tempo que venho acompanhando com alegria seus e-mails das sextas feiras assim como seu blog.
Assim, devido a esse contato semanal, me sinto a vontade para lhe fazer um pedido de ajuda.
Meu marido, Terry, é americano e tem um neto, Jackson, que nasceu em outubro com Sindrome de Down. Apesar da pouca idade, já passou por cirurgia cardíaca e agora, o médico descobriu que esta com leucemia. O médico disse que nestes casos as chances de cura são altas, em torno de80%, mas as despesas são altíssimas, já que o tratamento vai durar em torno de 8 meses.
Por este motivo estou pedindo doações, como vc pode conferir a seguir:
http://www.facebook.com/pages/Ajudem-Jackson/161613260565818?sk=info
As doações podem ser feitas no Paypal e qualquer valor será bem vindo!
Agradeço também se você puder divulgar para os seus contatos.

Muito obrigada!!

Neyla”.
A Neyla, realmente, é uma amiga de longa data nessa nossa caminhada “poemística”, como diria o Odorico Paraguaçu. Como lhe negar algo, ainda mais em causa tão nobre? Fica o pedido de ambos nós dois!

Já dito, resta desejar-lhes um descanso reparador.

Abraços,
Osório

Um comentário:

Anônimo disse...

preciso encontrar osorio silva barbosa sobrinho, que foi meu colega no colégio Vicente Telles de Souza em Manaus, no curso de administração (antigo 2º grau)no ano de 1981 e 1982
Meu nome é Rute Jatahy Lopes meu e.mail:rutejatahy@hotmail.com